quarta-feira, 3 de março de 2010

REDE URBANA

"Conjunto de centros funcionalmente articulados e que reflete e reforça as características sociais e econômicas de um território" (Corrêa)

Sistema de cidades e núcleos urbanos que se articulam em razão da complementaridade funcional para atendimento das funções urbanas (bens, serviços, informações e atividades políticas administrativas). As desigualdades da rede urbana também são compreendidas como conseqüência da existência ou da ausência de políticas públicas que as favorecem ou as dificultam.

Uma estratégia de política de desenvolvimento urbano baseada na organização territorial equilibrada a partir de uma estrutura urbana policêntrica, responde aos desafios e às oportunidades das cidades e à diversidade dos seus antecedentes históricos, econômicos, sociais e ambientais.

Deve ser reforçada a coordenação em nível local e de área metropolitana e estabelecer nas áreas urbanas e metropolitanas uma parceria equitativa entre zonas urbanas e rurais e entre cidades pequenas, médias e grandes. As questões e as decisões em matéria de desenvolvimento urbano devem deixar de ser tratadas isoladamente. As cidades deverão ser os pilares do desenvolvimento das áreas metropolitanas e aglomerações urbanas, cabendo-lhes também responsabilidades em matéria de coesão territorial.

A estruturação da rede urbana do estado requer a distribuição equilibrada de infraestrutura e serviços urbanos e a promoção da acessibilidade de modo a ampliar a capilaridade destes em todo o território, bem como a estimular o desenvolvimento urbano das regiões mais deprimidas, a enfrentar os impactos urbanos regionais dos empreendimentos de grande porte e das cidades fronteiriças e a urbanização desenfreada nas cidades de maior porte e na metrópole.

A SEDUR, por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial, está trabalhando na formulação da Política de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, tendo como um dos objetivos, fortalecer e articular as redes urbanas do Estado da Bahia.

Tomando como referência o conceito de rede urbana, suas dimensões e o objetivo de fortalecimento desta rede, indique:

1) Quais as fragilidades das redes urbanas do Estado da Bahia?

2) Quais as características das redes urbanas do Estado que favorecem o acesso dos seus moradores aos benefícios da cidade?

3) Quais ações você priorizaria para que o objetivo de estruturação e fortalecimento da rede urbana se torne realidade?